“Os Outros” e mais 5 séries que se passam em condomínios
Você já assistiu a série “Os Outros”? A série é o novo sucesso do streaming Globoplay e se passa em um condomínio residencial. A trama da série gira em torno dos conflitos que acontecem no dia a dia e das brigas entre vizinhos.
A série, no entanto, não é o primeiro sucesso da Globo que explora a convivência entre vizinhos e moradores de condomínios.
Esse formato, popularizado por séries de comédia norte-americanas, já produziu alguns dos maiores sucessos da televisão.
Além de Os Outros, você se lembra de outras séries que se passam em um condomínio?
Para te ajudar a lembrar de algumas das melhores séries deste formato, a uCondo preparou um conteúdo especial. Boa leitura!
Qual a história da série Os Outros?
A série "Os Outros" gira em torno de um intenso conflito entre dois casais vizinhos: Wando (Milhem Cortaz) e Mila (Maeve Jinkings), e Cibele (Adriana Esteves) e Amâncio (Thomás Aquino).
A disputa é desencadeada por uma briga entre seus filhos, Rogério (Paulo Mendes) e Marcinho (Antonio Haddad), que rapidamente evolui para uma pequena “guerra”.
Enquanto os vizinhos se enfrentam, Sérgio (Eduardo Sterblitch), um homem astuto e discreto, aproveita a situação. Capaz de se infiltrar com facilidade nos grupos sociais graças ao seu carisma, Sérgio vê na briga dos casais uma chance de obter vantagens.
Na série, ele não se importa em deixar sua filha Lorraine (Gi Fernandes) em segundo plano.
A trama explora as tensões sociais e as consequências inesperadas de um conflito aparentemente trivial.
Quantas temporadas tem a série Os Outros?
Até o momento, a série possui duas temporadas. Na segunda parte da trama, o casal Cibele (Adriana Esteves) e Amâncio (Thomás Aquino) deixa o condomínio em que residiam na primeira temporada.
A segunda temporada se passa no condomínio de luxo Barra Star Dream.
Apesar de todo o luxo, o condomínio também está cercado de conflitos, problemas e confusões.
Onde tem a série Os Outros?
Atualmente, a série Os Outros está disponível no streaming Globoplay.
Ela também é exibida pela TV Globo na sua grade de programação aberta nas quintas-feiras, às 22:25.
Assista o trailer da série:
Séries que se passam em condomínios
Além da série Os Outros, outras séries famosas também se ambientaram em condomínios e prédios residenciais.
A maior parte destas séries exploram o lado cômico dos problemas do dia a dia e dos conflitos entre vizinhos.
Para te ajudar a lembrar destas séries de sucesso, preparamos a lista abaixo:
1 - Sai de Baixo (1996)
A primeira série precisa ser Sai de Baixo, um grande sucesso da TV Globo criado por Daniel Filho e Luis Gustavo na década de 90.
A série estreou em 1996 e foi finalizada em 2001, se tornando em fenômeno cultural e um marco na televisão brasileira.
Sai de Baixo acompanha as confusões de Vavá (Luis Gustavo), um chefe de família desastrado que também é o síndico do edifício onde mora.
Vavá é “forçado” a viver com sua irmã Magda (Marisa Orth), uma mulher ingênua e atrapalhada, e seu genro Caco Antibes (Miguel Falabella), um sujeito esnobe que nunca perde a oportunidade de se aproveitar das situações.
Também faz parte da família Cassandra (Aracy Balabanian), a mãe de Magda, uma ex-grã-fina que se recusa a abandonar seu estilo de vida luxuoso, apesar das dificuldades financeiras.
Completando o cenário, Edileuza (Claudia Jimenez) é a empregada doméstica que não tem papas na língua e Ribamar (Tom Cavalcante) é o porteiro esperto que vive tirando vantagem de Vavá.
Juntos, eles protagonizam situações cômicas e desastrosas no cotidiano do edifício.
Relembre alguns dos melhores momentos da série:
Como assistir Sai de Baixo?
A série Sai de Baixo está disponível no streaming Globoplay e pode ser assistida gratuitamente por qualquer pessoa.
Para isso, basta criar uma conta gratuita na Globoplay e procurar pela série no catálogo livre.
Ela também é exibida pelo canal Viva, da Rede Globo.
2 - Toma Lá, Da Cá (2007)
A segunda série da lista também foi produzida pela Rede Globo. É a série Toma Lá da Cá, que foi ao ar entre 2007 e 2009.
Criada por Maria Carmem Barbosa e Miguel Falabella, a série foi vista como uma sucessora espiritual de "Sai de Baixo".
Além de se passar em um condomínio, a série também conta com Miguel Falabella e Marisa Orth no elenco, atores da série original.
A série "Toma Lá, Da Cá" se passa no condomínio Jambalaya Ocean Drive e gira em torno das divertidas e caóticas interações entre dois casais vizinhos de andar.
Mário Jorge (Miguel Falabella), um corretor de imóveis, foi casado no passado com Rita (Marisa Orth), também corretora. Juntos, eles tiveram dois filhos: Isadora (Fernanda Souza) e Tatalo (George Sauma).
Após o término, Mário Jorge se casou com Celinha (Adriana Esteves), que anteriormente foi esposa de Arnaldo (Diogo Vilela), um dentista. Celinha e Arnaldo têm um filho chamado Adônis (Daniel Torres).
Em uma curiosa troca de casais, Arnaldo acaba se casando com Rita e Mário Jorge com Celinha.
Copélia (Arlete Salles), a mãe de Celinha, é uma mulher desinibida e ninfomaníaca, que transforma qualquer conversa em uma oportunidade para fazer insinuações de cunho sexual. Ela vive com Celinha e Mário Jorge.
A empregada paranaense Bozena (Alessandra Maestrini) trabalha para ambas as famílias, alternando seus dias entre as casas, e sempre tem uma história inusitada para contar sobre sua cidade natal, Pato Branco.
Já a síndica do prédio, dona Álvara (Stela Miranda), assume o papel de antagonista cômica, constantemente perturbando a vida dos moradores do condomínio em busca de vantagens pessoais.
Onde posso assistir Toma Lá, Da Cá?
A série está disponível de forma gratuita através do streaming Globoplay.
Para assistir Toma Lá, Da Cá no Globoplay, basta ter uma conta Globo (gratuita).
3 - Seinfeld (1989)
A precursora das séries ambientadas em apartamentos é Seinfeld, sitcom aclamada pela crítica e sucesso de audiência.
Criada por Larry David e pelo próprio Jerry Seinfeld, a série estreou em 1989 e rapidamente se tornou uma das séries mais assistidas dos EUA.
Sua história acontece, na maior parte, em um condomínio de apartamentos no Upper West Side, em Manhattan, New York.
A série foi uma das primeiras a abordar situações cômicas e problemas comuns do dia a dia, sem focar necessariamente em uma história “a longo prazo”.
Seinfeld apresenta um grupo de amigos e parentes de Jerry, entre eles George Costanza, Elaine Benes e Cosmo Kramer.
O último episódio da série, exibido em 1998, segue entre os cinco mais assistidos da história da televisão.
Onde assistir a série Seinfeld?
No Brasil, a série Seinfeld está disponível apenas para os assinantes da Netflix.
Em outros países, a série também integra o catálogo do serviço Prime Video, da Amazon.
Assista o vídeo abaixo e confira alguns dos melhores momentos:
4 - Friends (1994)
É impossível pensar em uma série que se passa dentro de um condomínio ou prédio de apartamentos e não lembrar de Friends.
Um dos maiores fenômenos da televisão norte-americana, Friends foi lançada em 1994 e teve dez temporadas, sendo encerrada em 2004.
Friends é uma sitcom que acompanha a vida de seis amigos — Rachel, Ross, Monica, Chandler, Joey e Phoebe — enquanto enfrentam os altos e baixos da vida em Nova York.
Com muito humor, a série explora suas aventuras amorosas, dilemas profissionais e as complexas relações trabalhadas ao longo dos anos.
No Brasil, começou a se popularizar com a exibição do SBT (TV aberta) e Warner (TV fechada).
No entanto, após a chegada da série ao serviço de streaming da Netflix, sua popularidade foi “ao espaço”. Atualmente, é raro encontrar uma pessoa que nunca assistiu à série.
Onde assistir a série Friends?
Atualmente, a série Friends faz parte do catálogo dos streamings Max (HBO) e Prime Vídeo (Amazon).
Pela TV fechada, a série segue sendo exibida pelo canal Warner.
Fora do Brasil, a série também faz parte de outros serviços de streaming.
5 - The Big Bang Theory (2007)
Outro sucesso da televisão norte-americana é a série The Big Bang Theory (Big Bang: a Teoria, no Brasil).
A sitcom segue a vida de dois físicos brilhantes, mas socialmente desajeitados, Sheldon Cooper e Leonard Hofstadter. Eles compartilham um apartamento em um edifício residencial de Pasadena, na Califórnia.
Suas vidas mudam quando Penny, uma aspirante a atriz com uma personalidade extrovertida, se muda para o apartamento ao lado.
Junto com seus amigos igualmente nerds, Howard Wolowitz e Rajesh Koothrappali, o grupo enfrenta situações hilárias enquanto navegam por relacionamentos, trabalho e a convivência com o peculiar Sheldon.
A série combina humor geek com as complexidades das relações humanas.
Onde assistir The Big Bang Theory?
No Brasil, a série The Big Bang Theory está disponível nos streamings Max (HBO) e Prime Video (Amazon).
Na televisão, o seriado é transmitido pelo Warner Channel.
As semelhanças e as diferenças
A vida em um condomínio, retratada de forma cômica e exagerada nessas séries, reflete os desafios e as interações cotidianas que todos os moradores e administradores enfrentam.
Assim como os personagens dessas séries, os gestores da vida real também lidam com conflitos, peculiaridades e a complexidade de gerenciar diferentes personalidades.
Embora existam muitas semelhanças, também existem diferenças significativas.
Ao contrário da ficção, a vida real permite que síndicos e administradoras contem com sistemas que auxiliem na gestão e na solução de problemas.
É o caso do sistema uCondo, que oferece ferramentas que facilitam a convivência nos condomínios.
O app ajuda a prevenir e resolver problemas comuns retratados nas séries, como desorganização, falta de comunicação, e dificuldades na gestão.
Ele oferece uma plataforma integrada para administrar finanças, gerenciar reservas de áreas comuns, enviar comunicados, e mediar questões entre moradores.
Conheça agora: Sistema uCondo para gestão de condomínios
Postado em