Tempo estimado de leitura:

Hidrômetro: Como instalar medidor individual de água no condomínio?

A cobrança de água em condomínios sempre foi um assunto delicado e controverso. Muitas vezes, os moradores acabam pagando valores desproporcionais em relação ao seu consumo real de água, devido à divisão igualitária dos custos entre todos os condôminos.

No entanto, a individualização de hidrômetros tem se mostrado uma solução cada vez mais viável e justa para resolver esse problema. 

Com a instalação de hidrômetros individuais em cada unidade, é possível medir o consumo de água de forma precisa e justa, permitindo que cada morador pague apenas pelo que consome.

No novo artigo do blog uCondo, vamos te explicar cada detalhe da cobrança de água nos condomínios e detalhar como os hidrômetros são utilizados.

Índice:

Medidor individual de água ou hidrômetro
Medidor individual de água pode ser útil no condomínio.



O que é um hidrômetro e qual a sua função?

Um hidrômetro é um aparelho de medição utilizado para medir o consumo de água em residências, condomínios e outros locais. 

Em um condomínio residencial, a função do hidrômetro é medir o consumo de água de cada unidade do condomínio individualmente.

Com a instalação de hidrômetros individuais em cada apartamento, é possível medir o consumo de água de forma mais justa e precisa, pois cada morador paga apenas pelo que consome. 

Além disso, o uso racional da água é incentivado, pois cada morador tem consciência do seu consumo e do quanto pode economizar.

Com o registro individual de consumo, o condomínio pode fazer a leitura do hidrômetro de cada unidade e calcular o valor exato da conta de água de cada morador. 

Isso também permite ao condomínio identificar vazamentos e outros problemas na rede de água de forma mais rápida, evitando desperdícios e reduzindo custos com manutenção.




Como funciona a conta de água em condomínio?

Existem algumas situações possíveis para a medição de água em um condomínio residencial.

A primeira delas, mais comum em condomínios menores, é o uso de hidrômetro coletivo, onde o consumo de água é medido por um único hidrômetro instalado na entrada do condomínio. 

A partir desse hidrômetro, é calculado o consumo total de água do condomínio e a conta é dividida igualmente entre todas as unidades. 

Isso significa que cada morador paga uma parte igual do consumo total, independentemente do seu consumo individual.

Nos condomínios maiores e com unidades que possuem frações ideais diferentes, é mais comum o uso de hidrômetro individual

Com o hidrômetro por unidade, cada morador paga apenas pelo seu consumo de água, e não pelo consumo total do condomínio. 

Nesse caso, a conta de água é enviada diretamente para cada unidade e o valor é calculado com base no consumo registrado pelo hidrômetro individual.

Como é calculado o valor da conta de água do condomínio?

De acordo com o que foi citado acima, podemos resumir da seguinte forma: com o medidor de água coletivo, o valor é dividido igualmente entre os moradores, enquanto o medidor de água individual permite que cada morador pague apenas pelo que consumiu.

É importante destacar que, em ambos os casos, o valor da conta de água pode ser influenciado por outros fatores, como o preço da água na região, as taxas de esgoto e as tarifas de serviços públicos. 

Quem paga a água do condomínio?

É importante destacar que mesmo que mesmo com hidrômetros individualizados, é comum que os moradores dividam o custo da água utilizada pelo próprio condomínio.

O valor costuma ser incluído na taxa condominial, sendo dividido igualmente entre todos os moradores.

Além disso, em alguns casos, os condomínios podem incluir taxas extras para cobrir custos de manutenção e reparos na rede de água do condomínio.

Para entender melhor a cobrança, assista a reportagem abaixo:




O que muda com a nova lei da medição individual de água em condomínios?

Com a promulgação da Lei nº 13.312/2016, tornou-se obrigatória a medição individual de água em condomínios.

Essa nova legislação visa incentivar a economia de água e o uso racional desse recurso tão importante para a vida e o meio ambiente. 

Antes da lei da medição individual de água em condomínios, o consumo de água era medido de forma coletiva, ou seja, o valor total da conta era dividido igualmente entre todos os moradores, independentemente do consumo individual de cada um. 

Com a nova legislação, cada unidade habitacional deverá ter um hidrômetro individual, que mede o consumo de água de forma individualizada.

Isso significa que a partir de agora, os moradores poderão acompanhar o seu consumo de água e terão mais controle sobre o valor da conta. 

Quem consumir menos água pagará menos, e quem consumir mais pagará mais. Dessa forma, a lei da medição individual de água incentiva o consumo consciente e ajuda a evitar desperdícios.

Qual o prazo para individualização de água nos condomínios?

A nova legislação estabelece prazos para a implantação da medição individual de água em condomínios. 

Condomínios novos que forem construídos a partir da entrada em vigor da lei já deverão ter a medição individual de água. 

No texto original, a Lei previa que os condomínios existentes tivessem um prazo de até 5 anos para se adequarem à nova legislação. Devidos aos altos custos, o trecho que falava sobre condomínios antigos foi revogado.




De quem é a responsabilidade pelo hidrômetro?

A responsabilidade pela instalação dos hidrômetros e pela manutenção dos equipamentos é do condomínio. 

Além de incentivar a economia de água e o consumo consciente, a medição individual de água em condomínios também traz benefícios ambientais. 

Com a redução do consumo de água, há uma redução na demanda por esse recurso natural tão importante, o que ajuda a preservar o meio ambiente.

Desta forma, a nova lei da medição individual de água em condomínios traz mudanças importantes para os moradores e para o meio ambiente. 

É importante que os condomínios se adequem à nova legislação e promovam o consumo consciente de água entre os moradores.

Leia também: A leitura de consumos no condomínio

Quem paga a instalação do hidrômetro?

Os custos de instalação e manutenção devem ser rateados entre os moradores de acordo com o consumo individual de cada um.

Assim como os demais custos do condomínio, a instalação de novos hidrômetros, geralmente, é rateada entre todos os moradores e incluída na taxa condominial.




Quem é responsável pelo vazamento de água?

Se o vazamento é causado por obra realizada por morador, ele se torna o responsável pelo conserto. Caso o vazamento ocorra em área comum do condomínio, o custo acaba sendo dividido entre todos e incluído na taxa condominial.

Vivendo ou não em um condomínio, todos sabemos quantos transtornos um simples vazamento de água no encanamento pode causar.

Além do aumento no valor da conta, qualquer vazamento causa desperdício e, na maioria dos casos, uma grande bagunça para arrumar.

Recentemente, um cliente da uCondo relatou uma situação vivida em um condomínio localizado em Pelotas, no Rio Grande do Sul.

Vazamento pode causar dor de cabeça para síndicos e moradores.
Vazamento pode causar dor de cabeça para síndicos e moradores.

O condomínio com cerca de 30 casas utiliza hidrômetro coletivo e no começo de abril, detectou um vazamento após aumento de quase 700% na conta de água.

O problema é que o vazamento não era visível e uma equipe precisou ser contratada para localizá-lo utilizando o método mais tradicional: quebrando o piso de várias residências até que o vazamento fosse localizado.

Conforme o relato do morador, o fornecimento de água foi interrompido em alguns momentos até que o problema fosse resolvido. 

Além do custo extra com a água desperdiçada, os moradores também tiveram que arcar com os custos da equipe de manutenção.

Leia mais: Como automatizar a leitura de consumos?



Como individualizar conta de água em condomínio?

Para acabar com o uso do hidrômetro coletivo e individualizar a conta de água em um condomínio, o síndico precisa tomar precauções e seguir alguns passos importantes:

Realizar uma assembleia: O primeiro passo é convocar uma assembleia com os condôminos para discutir a questão da individualização da conta de água e apresentar as opções disponíveis para alcançar esse objetivo.

Realizar um projeto de individualização: O síndico deve elaborar um projeto de individualização da conta de água, que inclua a instalação dos hidrômetros individuais, a definição dos critérios de rateio e a comunicação com a concessionária de água e esgoto.

Aprovar o projeto em assembleia: O projeto deve ser apresentado aos condôminos em assembleia, que deverão aprovar as medidas necessárias para a individualização da conta de água, incluindo custos e prováveis mudanças.

Comunicar a concessionária: Após a aprovação do projeto em assembleia, o síndico deve comunicar a concessionária de água e esgoto sobre as mudanças e solicitar a instalação dos hidrômetros individuais.

Contratar um profissional: Para a instalação dos hidrômetros individuais, o síndico pode contratar um profissional especializado em instalação de hidrômetros, que irá realizar a medição e a instalação dos equipamentos nas unidades do condomínio.

Monitorar o consumo de água: Após a individualização da conta de água, o síndico deve monitorar o consumo de água no condomínio por pelo menos três meses. Esse acompanhamento visa identificar possíveis vazamentos ou desperdícios e garantir que o consumo e a conta de água estejam de acordo com o esperado.




Como reduzir consumo de água em condomínio?

Quando falamos de hidrômetro, medidor e consumo de água, também imaginamos formas de reduzir o consumo em um condomínio.

O aplicativo de gestão condominial uCondo pode oferecer uma solução para este problema, oferecendo a automação de leitura de consumos de água. 

Com a instalação de medidores inteligentes, é possível acompanhar em tempo real o consumo de água e energia de cada unidade do condomínio, sem a necessidade de realizar a leitura manualmente. 

Essa automatização permite que a administração do condomínio tenha acesso a informações precisas e atualizadas sobre o consumo de água e energia, o que pode auxiliar na identificação de desperdícios e na adoção de medidas para reduzir o consumo.

A uCondo também disponibiliza uma plataforma de comunicação entre os moradores, o que pode facilitar a implementação de medidas de conscientização sobre o uso consciente de recursos.

Quer saber mais? Assista o vídeo abaixo:

Em resumo, a uCondo pode ajudar um condomínio a economizar por meio da automatização da processos e da melhora no processo de comunicação.

Essas soluções podem contribuir para a redução dos custos com água e energia, além de promover a sustentabilidade e o uso consciente de recursos.

Por fim, a uCondo ainda preparou um material exclusivo para controle de consumos no condomínio. Cadastre-se abaixo e receba o material gratuito:

Postado em  

January 27, 2024

Conheça a uCondo, o sistema de gestão de condomínios

Administre um ou mais Condomínios de forma simples e rápida. A uCondo conecta bancos, síndicos, porteiros, condôminos e administradoras, em uma única plataforma 100% digital.