Como fazer economia no condomínio? Veja 4 dicas!
No final de cada mês, o síndico possui a responsabilidade de gerir as finanças e liquidar com todos os custos possíveis em um condomínio. Em muitos casos, a principal preocupação é gerar economia no condomínio.
Para ter uma gestão tranquila, o responsável precisa saber como reduzir gastos e economizar recursos em um condomínio.
Assim, uma boa gestão financeira é essencial, tendo em vista que todas as contas pagas provêm das taxas pagas pelos condôminos.
Água, energia, manutenção, impostos: todas essas são obrigações que o síndico não pode “escapar”. Então, como o síndico pode economizar no condomínio?
Confira este material especial do blog uCondo, incluindo uma calculadora que te mostra a economia que a tecnologia pode te trazer!
Índice
- Os custos do condomínio
- Papel e material de escritório
- Impressão de boletos bancários
- Despesas bancárias recorrentes
- Sistema de gestão condominial
- Calculadora de economia no condomínio

Quais os custos de um condomínio?
Talvez a pessoa que mais tenha consciência dos gastos de um condomínio é o gestor ou síndico responsável pela gestão.
Em primeiro lugar, é necessário ter noção dos gastos mensais obrigatórios: água, energia, gás, internet, telefonia, limpeza, segurança, folha de pagamento e tributos.
Quando falamos de água e energia elétrica, as formas de economia podem estar ligadas com ações de conscientização e incentivo de uso responsável dos recursos, bem como ao uso de novas tecnologias, como a instalação de placas solares ou a captação da água da chuva.
Com gás, internet, limpeza, segurança e telefonia, é possível economizar buscando novos fornecedores ou prestadores de serviço que tenham melhores preços e condições mais atrativas.
Com a folha de pagamento e tributos, não há muito o que o síndico possa fazer além de garantir que o trabalho de todos os funcionários seja realizado de forma responsável e eficiente.
Os gastos citados acima são obrigatórios. Todos eles são essenciais para a vida dos condôminos e não há como fugir destas responsabilidades. Mas, além destes custos, existem diversos outros custos que o síndico pode eliminar e que podem gerar economia todos os meses.
Como gerar economia no condomínio?
Para reduzir custos no condomínio, é essencial otimizar despesas operacionais, cortar gastos desnecessários e adotar soluções tecnológicas eficientes.
Neste conteúdos, separamos dicas relacionadas a quatro pontos:
✅ Papel e material de escritório – Digitalize documentos e comunicações para reduzir impressões e desperdícios.
✅ Emissão de boletos – Opte por boletos digitais e negocie tarifas com o banco para diminuir custos com papel e envio.
✅ Tarifas bancárias – Pesquise instituições financeiras com taxas reduzidas e centralize contas para evitar múltiplas cobranças.
✅ Sistema de gestão – Use uma plataforma integrada para automatizar processos, evitar erros e melhorar o controle financeiro.
Confira abaixo as dicas para economizar nestas tarefas.
1 - Papel e material de escritório
A organização é um passo importante para a gestão responsável de um condomínio. Na área financeira e contábil, o síndico precisa ter um sistema que lhe permita controle sobre custos e gastos em tempo real.
Para muitos síndicos, o papel ajuda bastante. Boletos, guias e documentos são separados em pastas e organizados de forma que o síndico consiga estabelecer um processo eficiente para controle.
No espaço utilizado pelo síndico, outra pessoa talvez não vá entender como funciona a sua “bagunça organizada”, comum em qualquer mesa de escritório.
Em muitos momentos, isso não se torna um problema. Mas, com a informatização e a digitalização de muitos processos, é preciso se adaptar: um escritório só vai ter 100% de eficiência se ele tiver o apoio de um sistema que resolva 100% dos seus problemas.
Com o app uCondo, o sistema de gestão condominial mais eficiente do mercado, é possível reduzir (e muito) o número de papéis sobre a sua mesa. Chega de imprimir cada documento, boleto ou guia de pagamento: com o uCondo, você pode digitalizar todos esses processos.
2 - Emissão de boletos de taxa condominial
Todos os meses, cabe ao síndico emitir os boletos bancários com a taxa condominial que deve ser paga por cada morador.
Qualquer síndico que realiza sozinho o processo de impressão e entrega de boletos para os condôminos sabe bem: não é fácil. Haja impressora e haja papel.
E se, a partir do próximo mês, você não precisasse mais imprimir e entregar centenas de boletos? Para os síndicos que já contrataram a uCondo, essa é a realidade.
Como fazer a emissão de boletos?
Pelo uCondo, o síndico gera e emite boletos com poucos cliques, eliminando processos de remessa e retorno bancários.
Além disso, o gestor conta com a régua de cobrança automática, que ajuda a diminuir a taxa de inadimplência.
O sistema pode ser programado para emitir alertas automáticos para os dispositivos cadastrados pelos condôminos, lembrando os mesmos da data de vencimento de cada boleto.
Qual o custo de emitir um boleto?
Com a uCondo, é cobrada uma única tarifa do boleto: apenas quando há compensação do boleto.
Todos os boletos são emitidos de forma registrada no banco escolhido e o dinheiro irá cair na conta do Condomínio/Administradora normalmente.
Além disso, a economia pode ser ainda maior se a cesta de serviços for renegociada. O gestor ainda deve mensurar quanto tempo irá ganhar com a automação financeira, comparando o valor por hora e o tempo ganho.
Assista o vídeo abaixo e saiba como gerar boletos de forma rápida e prática:
3 - Custo mensal com tarifas bancárias
O custo mensal com tarifas bancárias é uma das principais despesas em muitos condomínios. Quando falamos em despesas bancárias, considere os seguintes pontos:
- Quanto você paga para emitir o boleto?
- Quanto você paga para registrar o boleto?
- Quanto você paga para cancelar o boleto?
- Quanto você paga para alterar o boleto?
- Quanto você paga para gerar a 2ª via do boleto?
- Quanto você paga para baixar o boleto?
Administradores, gestores ou síndicos de condomínios pagam para emitir boletos, registrá-los, cancelá-los e emitir segunda via, além de ter um custo extra com as taxas de manutenção da conta. Essa taxa é cobrada mesmo que o boleto não tenha sido pago.
A uCondo automatiza 100% da remessa e retorno. Os lançamentos das receitas são automáticos para todo condomínio na realização do pagamento de uma fatura.
Com isso, fica ainda mais transparente o que é gasto com boletos e o que é gasto com tarifas bancárias.
4 - Sistema de gestão condominial
Para ter um sistema de gestão condominial, é preciso acrescentar mais um custo mensal ao seu controle de gastos. E para que esse “gasto” gere economia no final do processo, é importante analisar muito bem as opções que estão disponíveis no mercado.
Podemos afirmar com certeza absoluta que o uso de um sistema de gestão condominial vai mudar a forma com que o trabalho do síndico é realizado. Se a opção escolhida foi a uCondo, também podemos garantir que a vida do síndico vai mudar para melhor.
Como citado no item anterior, o sistema reduz sua papelada e o custo com materiais de escritório.
Com o uCondo, o síndico pode reduzir significativamente o custo com despesas bancárias, consumos e pessoas. Assista o vídeo abaixo e saiba mais:
Além disso, o sistema oferece tudo isso com um custo extremamente acessível. Com a economia gerada pelo uCondo apenas com tarifas bancárias, você consegue pagar a mensalidade do sistema e ainda sobra dinheiro.
Na Calculadora de Economia no Condomínio (confira abaixo), você pode calcular quanto gasta com cada um dos itens citados e no final, saberá a economia exata que o sistema uCondo pode te trazer.
Sem asteriscos e sem itens escondidos nas letrinhas pequenas. A calculadora abaixo é 100% fiel ao sistema uCondo para gestão condominial: cada centavo do resultado final é a economia que seu condomínio pode ter ao migrar para o sistema uCondo.
Bônus: Calculadora de Economia no Condomínio
Todos os itens citados acima são preocupações recorrentes do síndico. Por isso, cada detalhe faz a diferença na hora de economizar e garantir uma taxa condominial menor para seus condôminos.
A redução de custo com cada item impacta diretamente no custo de cada morador e a soma de todos os valores traz um impacto positivo na qualidade de vida dos moradores.
Pensou em todas as despesas administrativas e bancárias do seu condomínio? Então chegou a hora de calcular o que você pode economizar com a uCondo.
Preencha o formulário abaixo e acesse de forma gratuita a Calculadora de Economia no Condomínio:
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