Como eliminar o grupo do condomínio no WhatsApp?
É comum que o grupo do condomínio no WhatsApp se torne um problema para os síndicos e gestores. Brigas, discussões e polêmicas que não terminam mais: esse é o dia a dia que muitos síndicos precisam "lidar".
Não dá para negar: é muito fácil de utilizar o WhatsApp. Toda pessoa com um celular pode utilizá-lo para se sentir "mais próxima" de outras pessoas.
No entanto, nem todo mundo entende o poder dessa ferramenta. Uma parte das pessoas fala o que "dá na telha" e acaba não medindo as consequências de uma simples mensagem. E assim começam as brigas diárias.
Assim, além de lidar com a demanda de solicitações e reclamações, os gestores ainda acabam tendo que resolver os conflitos gerados nestes grupos.
E qual a alternativa para esse problema? Tem como eliminar o grupo do condomínio no WhatsApp? Neste novo post do blog uCondo, vamos falar sobre grupos de WhatsApp e como centralizar a comunicação do seu condomínio.
Índice completo:
- O WhatsApp nos condomínios
- Para que serve o grupo de WhatsApp?
- Reclamação que não chega no síndico
- As mensagens enviadas para o síndico
- Comunicação centralizada via app
- Quais as melhores alternativas?
- Contratando um sistema de gestão
O WhatsApp nos condomínios
O uso do WhatsApp nos condomínios é uma das soluções mais simples encontradas por síndicos e gestores para estabelecer um meio de comunicação com moradores.
Através dos grupo do condomínio, síndicos podem emitir avisos e comunicados, compartilhar documentos e orientação, além de tratar de temas cotidianos de forma simples e rápida.
No entanto, qualquer síndico que exerça essa função há algum tempo sabe que a ferramenta resolve alguns problemas enquanto cria outros.
No dia a dia, as divergências entre os moradores tendem a evoluir para conflitos e discussões, tanto em relação aos temas ligados ao condomínio quanto em relação à temas diversos.
Assim, o grupo do condomínio acaba resolvendo alguns problemas enquanto cria outros. E isso pode criar uma "bola de neve".
Para que serve o grupo do condomínio?
O grupo do condomínio no WhatsApp pode servir para facilitar a comunicação entre os moradores, síndico e outros membros envolvidos na gestão do condomínio. Aqui estão algumas finalidades comuns para esse tipo de grupo:
- Comunicados e informações importantes: O grupo pode ser utilizado para transmitir informações relevantes, como comunicados do síndico, avisos sobre manutenções, eventos no condomínio, entre outros.
- Tomada de decisões: É possível utilizar o grupo para discutir e tomar decisões sobre questões importantes relacionadas ao condomínio. Isso pode incluir votações, sugestões de melhorias, entre outros temas.
- Contato com o síndico: Os moradores podem usar o grupo para entrar em contato diretamente com o síndico, fazendo perguntas, relatando problemas ou sugerindo ideias.
- Segurança: O grupo pode ser utilizado para compartilhar informações sobre a segurança no condomínio, como relatos de atividades suspeitas, orientações sobre medidas de segurança, etc.
- Avisos de emergência: Em situações de emergência, como falta de água, energia elétrica ou outros problemas que afetem todo o condomínio, o grupo pode ser uma maneira rápida de alertar os moradores.
Desta forma, é essencial que os membros do grupo do condomínio ajam com respeito e consideração, evitando mensagens desnecessárias, discussões acaloradas e compartilhamento excessivo de conteúdo. No entanto, isso nem sempre acontece:
Leia também: As regras para grupos de WhatsApp
A reclamação que não chega ao síndico
Apesar de ser um meio de comunicação simples e eficaz, existem alguns problemas que podem ser criados pelo uso dos grupos de WhatsApp para se comunicar com os moradores de condomínio.
Imagine o seguinte cenário: um residencial que possui 200 moradores utiliza o grupo do condomínio para centralizar a comunicação entre moradores e o síndico.
Neste grupo, moradores falam sobre assuntos relacionados ao condomínio e também falam sobre assuntos cotidianos como futebol, política e entretenimento.
Em uma determinada ocasião, um morador utiliza o grupo para fazer uma reclamação em relação a um problema com sua vaga de garagem. No mesmo dia, outros moradores utilizam o grupo para falar sobre uma partida de futebol e sobre a nova eliminação do Big Brother Brasil.
Com o acúmulo de mensagens, o síndico acaba não recebendo a reclamação e o problema não é solucionado. Por mais que seja uma situação hipotética, esse problema se repete diariamente em situações reais.
Mensagem direta para o síndico
Para resolver o problema acima, você pode pensar: não é só mandar uma mensagem para o síndico? Em muitos casos, a comunicação individual pode resolver.
No entanto, existem síndicos profissionais que administram dezenas de condomínios. Se cada um destes tiver algumas dezenas ou centenas de moradores, lidar com tantas mensagens também acaba sendo inviável.
Diariamente, a uCondo é procurada por síndicos e gestores que possuem problemas semelhantes. Muitos deles relatam que a demanda de solicitações dos moradores acaba tomando grande parte do seu dia, fazendo com que seus esforços nem sempre sejam aproveitados da melhor forma.
Para resolver esse problema, a uCondo aperfeiçoou seu módulo de comunicação, garantindo com que o contato entre moradores e gestão também seja feito de forma instantânea. Assim, é possível "combater" o acúmulo de demanda e garantir, ainda, que o canal facilite a resolução das demandas e problemas.
Por fim, a pergunta que não quer calar: como a uCondo faz isso?
Centralizando a solução das demandas
Agora que você já entendeu os problemas, chegou a hora de apresentar a solução: o sistema inteligente para gestão condominial da uCondo.
Através de um aplicativo intuitivo, rápido e fácil de usar, a uCondo garante a centralização da comunicação em um só lugar. Com o app, você pode eliminar o grupo do condomínio e garantir que as solicitações feitas pelos moradores sejam sempre atendidas.
Imagine o seguinte cenário: o elevador do bloco A, que possui mais de 150 moradores, estragou. Se a comunicação for feita pelo WhatsApp, serão centenas de mensagens privadas ou no grupo do condomínio.
Pelo app uCondo, você não terá esse problema: pelo próprio celular, os moradores acessam o app uCondo e, através da funcionalidade "Chamados", abrem uma solicitação de manutenção para o equipamento.
Imediatamente, o síndico será notificado e poderá delegar a tarefa para o zelador, quando houver. Se for o caso, ele ainda poderá entrar em contato com a empresa escolhida para a manutenção.
O síndico (ou o zelador) confirmam o recebimento da solicitação feita pelos moradores, que por sua vez, serão notificados que o problema já está sendo resolvido. Assim que o elevador for consertado, o síndico (ou o zelador) acessam o sistema e notificam os moradores da conclusão da manutenção.
Tudo isso sem a necessidade de dezenas ou centenas de mensagens e ligações.
Qual a melhor alternativa para o grupo do condomínio?
Muitos condomínios também utilizam os grupos de WhatsApp para outras funções, como a reserva de áreas comuns, o envio de documentos, comunicados de manutenções programadas e até mesmo para a cobrança das taxas condominiais (o que não é indicado).
Para tudo isso, a uCondo oferece uma alternativa mais eficiente e, com certeza, muito mais segura que o grupo do condomínio. Assista o vídeo abaixo e saiba mais:
Grupo do condomínio oferece segurança de dados?
Quando falamos de documentos e cobranças, o envio de informações através do grupo do condomínio nunca é a melhor opção. Isso porque, em muitos casos, podem haver violações da Lei Geral de Proteção de Dados, a LGPD.
Leia mais: A LGPD nos condomínios
Com criptografia de ponta e atualização constante, o app uCondo garante que sua gestão estará segura em relação à LGPD, também garantindo segurança jurídica para diversas situações.
Confira como o sistema uCondo pode solucionar os problemas citados acima:
- Reserva de áreas comuns: O uCondo permite que os moradores reservem áreas comuns de forma online, evitando a necessidade de usar o grupo do condomínio para isso. A plataforma oferece um calendário de reservas, possibilitando que os moradores visualizem a disponibilidade e façam suas reservas de maneira organizada.
- Envio de documentos: O uCondo proporciona um ambiente seguro para o envio e armazenamento de documentos. Os documentos podem ser compartilhados de forma centralizada na plataforma, garantindo que apenas pessoas autorizadas tenham acesso às informações.
- Manutenções programadas: A plataforma permite o envio de comunicados e alertas diretamente aos moradores, informando sobre manutenções programadas, obras, ou outras atividades relevantes. Os comunicados podem ser segmentados por unidades, facilitando a personalização da comunicação de acordo com as necessidades específicas de cada morador.
- Cobrança de taxas condominiais: O uCondo oferece um sistema de gestão financeira que facilita o controle e a cobrança das taxas condominiais. Os moradores podem consultar suas obrigações diretamente pela plataforma, proporcionando maior praticidade e transparência no processo de cobrança.
Quanto custa o aplicativo uCondo?
O sistema e aplicativo uCondo possui planos a partir de R$99 mensais, oferecendo um ótimo custo-benefício para administradoras, gestores e síndicos.
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