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Áreas comuns do condomínio: Evite problemas com essas 3 dicas

Embora muitas vezes não seja encarado como prioridade diante de outros pontos da gestão condominial, evitar problemas nas áreas comuns do condomínio é essencial para garantir uma boa convivência entre todos os moradores.

Contudo, gerenciar a área comum com eficência garantindo a harmonia e preservação do ambienten, pode não ser uma tarefa fácil. Isso porque podem existir muitas áreas comuns para serem gerenciadas ou muitos moradores.

A gestão condominial envolve muito mais pautas do que a gestão das áreas comuns, portanto é importante que o gestor consiga dar conta de todas as atividades com competência.

Afim de ajudar gestores de condomínio a evitar falhas na administração de áreas comuns, a uCondo organizou esse artigo com 3 dicas para evitar problemas na área comum do condomínio.

Índice:


crianças usam área comum do condomínio
Entenda como funcionam as regras para áreas comuns do condomínio residencial.



Quais são as áreas comuns do condomínio?

As áreas comuns do condomínio são os ambientes que podem ser utilizados por todos os moradores. Essas áreas podem variar de um local para outro e podem (ou não) ser reservadas por moradores.

Alguns exemplos de áreas comuns são: piscina, salão de festas, churrasqueira, espaço gourmet, quadra de esportes.

Também são inclusos os ambientes mais funcionais como elevadores, escadas e corredores do condomínio.

É importante destacar que dentro de um condomínio também existem áreas privativas, como as vagas de garagem, que estão dentro do espaço comum mas possuem regras específicas.




Quais são os maiores problemas das áreas comuns?

Os problemas nas áreas comuns geralmente surgem com conflitos entre moradores, má conservação dos ambientes e falta de organização no agendamento de reservas.

Um regimento interno falho terá como consequência um condomínio desorganizado, onde problemas são comuns.

Os problemas mais comuns nas áreas comuns são:

  • Violação da lei do silêncio;
  • Danificação de objetos ou móveis do espaço de uso comum;
  • Falta de limpeza após o uso por parte dos moradores;
  • Dificuldade para realizar agendamento de reservas;
  • Violação das regras do regimento interno;

O gestor que deseja evitar tais conflitos, deve seguir as três dicas seguintes:




Quais as regras para usar a área do condomínio?

Todo o gestor deve reconhecer a importância de um regimento interno bem estruturado. Nesse regimento interno estão estabelecidas quais são as normas para o uso das áreas comuns.

Para isto é preciso estar ciente dos direitos e deveres dos condôminos que estão previstos nos artigos 1.335 e 1.336 do Código Cívil.

A verdade é que, sem estas normas, é praticamente impossível evitar problemas nas áreas comuns do condomínio ou garantir que o uso destes espaços seja igualitário

Confira alguns pontos relevantes na hora de elaborar regras que evitarão problemas nas áreas comuns do condomínio:

  • Quais são os horários onde é possível usar os espaços comuns?
  • Qual o tempo máximo de utilização do local em cada reserva?
  • Qual o prazo para realizar a reserva desses espaços?
  • Quais são as normas de devolução dessas áreas? O ambiente precisa ser higienizado?
  • Haverá cobrança pela reserva desse espaço comum?
  • Se for necessário limpeza ou manutenção após a reserva, qual será o valor cobrado?
  • Qual a capacidade máxima do ambiente?
  • Quais são as exigências para realizar uma reserva?
  • Qual a punição pelo descumprimento das normas?

O regimento interno deve responder a cada uma dessas dúvidas, de modo que não hajam dúvidas tanto para os moradores, quanto para funcionários e outros membros da gestão.

O ideal é que os moradores não tenham dúvidas sobre a melhor forma de utilizar estes espaços.

Portanto, tão importante quanto estabelecer as regras de uso para cada área comum é divulgar e tornar essas informações acessíveis. E é aí que a tecnologia pode fazer toda a diferença.

Para garantir que o regimento vai ser seguido de forma adequada, é importante que o gestor desenvolva a comunicação no condomínio.




Como organizar a reserva das áreas comuns?

Um dos problemas mais comuns na utilização das áreas comuns, é a falta de organização no agendamento de reservas.

A organização deve ser excelente, e deve ser de fácil acesso para todos os moradores.

Não é indicado que o trabalho da organização da agenda de reservas seja feita por um funcionário ou síndico, o ideal é que sejam utilizadas ferramentas digitais que oferecem diversas vantagens.

O condomínio deve ter um calendário que priorize a antecedência e só permita que as reservas sejam feitas por proprietários liberados.

Com uma ferramenta assim, os moradores possuem muito mais autonomia para realizarem reservas e o síndico não precisa se preocupar com a questão das reservas.

Um dos sistemas que oferece a melhor opção para o agendamento de reservas no condomínio é a uCondo.




Como ter uma boa comunicação no condomínio?

A comunicação falha no condomínio será responsável pela grande maioria dos problemas e terá um impacto negativo na vida de todos envolvidos com o condomínio. Por isso o gestor deve estar sempre disposto a melhorar a comunicação.

A otimização da comunicação pode ser feita através da implantação do quadro de avisos em pontos de maior circulação das áreas comuns, distribuição de comunicados impressos e da instalação de placas de sinalização.

Além disso, contar com a ajuda da tecnologia para melhorar a comunicação em seu condomínio é um ótimo caminho.

Sendo assim, o aplicativo para condomínio é a solução ideal, pois permite disponibilizar aos moradores todas as informações necessárias para evitar problemas nas áreas comuns.

Através do uCondo, você terá acesso a uma série de recursos que vão permitir centralizar toda a comunicação do condomínio, como:

Envio de Avisos e alertas

Com apenas um clique, você pode comunicar em tempo real qualquer imprevisto ou novidade relacionados às áreas comuns aos moradores. 

Você ainda pode selecionar quem receberá o aviso conforme sua necessidade: para todo o condomínio, os moradores de um bloco, um apartamento ou uma pessoa específica.

Recebimento de chamados e reclamações

Através deste recurso é possível centralizar e formalizar as solicitações dos moradores para a gestão do condomínio. 

  • Sugestões;
  • Reclamações;
  • Dúvidas;
  • Manutenções.

E o melhor de tudo, todos os chamados são privados, ou seja, apenas quem abriu e a gestão pode ver. 

Caso alguém queira registrar o uso indevido de um espaço, por exemplo, basta acessar o App e registrar uma reclamação, sem precisar se preocupar que algum outro morador veja.


Todas as informações estarão salvas na nuvem com backup e sem a possibilidade de exclusão. O gestor ainda pode encaminhar chamados para os funcionários do condomínio resolverem.

Controle de acesso de pessoas

Através do uCondo, você poderá organizar a entrada e saída de pessoas ou até de veículos no condomínio e dar mais agilidade e segurança na portaria. 

Basta que os moradores façam a pré-liberação de acessos de visitas, delivery ou prestadores de serviço pelo App. 

Com isso, é possível evitar de uma vez por todas a entrada de qualquer pessoa que não esteja previamente autorizada.

São mais de 30 recursos disponíveis para facilitar a vida de síndicos e administradoras de condomínios.

https://www.ucondo.com.br/administradoras/administradoras?utm_source=blog&utm_medium=cta&utm_campaign=org-blog
Clique na imagem acima e conheça o sistema uCondo.



Bônus: aplicativo para reserva de áreas comuns

Através do aplicativo uCondo, os moradores conseguem realizar as reservas diretamente pelo celular, sem precisar ir ou ligar até a portaria para fazer uma solicitação tão simples.

Se a reserva do espaço tiver alguma taxa, como é comum no caso de churrasqueiras ou salões de festa, essa taxa é automaticamente cobrada no boleto de taxa condominial deste morador.

Saiba mais sobre as funcionalidades do sistema uCondo assistindo o vídeo abaixo:

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Postado em  

July 27, 2024

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