Tempo estimado de leitura:

A organização das entregas e deliverys nos condomínios

A comodidade de receber entregas ou pedir refeições através de serviços de delivery é uma prática comum em condomínios residenciais de todos os portes. Para porteiros e gestores, a crescente demanda por esses serviços também tem gerado desafios, especialmente quando se trata da organização das entregas em condomínios

O excesso de pacotes e pedidos nas portarias pode resultar em confusão, atrasos e, em alguns casos, até mesmo em inconvenientes para os moradores.

Diante desse cenário, a tecnologia surge como uma aliada valiosa na busca por soluções eficientes. 

No novo conteúdo do blog uCondo, vamos detalhar como aplicativos de gestão condominial podem otimizar a logística de entregas em condomínios, proporcionando praticidade, segurança e uma gestão mais eficaz aos envolvidos.

Índice:

entregador faz entrega em porta de apartamento em condomínio
Entregas são constantes em condomínios de grande porte e app ajuda a organizar a rotina.



As entregas em condomínios

A explosão do setor de entregas e a popularização dos aplicativos de delivery revolucionaram a forma como os moradores recebem produtos e refeições. 

No entanto, esse avanço não está isento de problemas, e o excesso de entregas nas portarias tornou-se uma preocupação crescente.

Com o aumento da demanda por serviços de entrega, os porteiros enfrentam uma tarefa cada vez mais complexa para gerenciar a entrada, registro e distribuição de pacotes. 

Esse excesso não apenas gera confusão e atrasos, mas também representa um desafio significativo para a segurança do condomínio

A falta de organização pode abrir brechas para extravios, entregas equivocadas e até mesmo para situações de risco.




Como funciona entregas em condomínio?

O funcionamento das entregas pode variar de condomínio para condomínio, dependendo do tipo de portaria e do sistema utilizado para comunicação entre porteiros e moradores.

Como padrão, as entregas envolvem a compra (de um alimento ou produto) e a entrega (feita pelos Correios, por uma transportadora ou por um entregador).

Ao chegar à portaria do condomínio, o responsável pela entrega informa ao porteiro os detalhes do destinatário ou aciona o morador através do interfone (quando há).

O sistema adotado na portaria vai definir se há algum tipo de registro ou controle de entregas, que pode tornar o processo mais seguro e eficiente.

Em alguns condomínios, o processo pode ser ainda mais simplificado. Alguns aplicativos e sistemas oferecem integração direta com as portarias, permitindo uma comunicação eficiente entre moradores, entregadores e a equipe de segurança do condomínio.

Veja também: Clique e Retire no condomínio: como instalar?



Pode deixar encomenda na portaria?

A possibilidade de deixar encomendas na portaria do condomínio geralmente depende das regras e políticas específicas estabelecidas pelo próprio condomínio. 

Cada condomínio pode ter suas diretrizes quanto ao recebimento e armazenamento de encomendas na portaria.

Em alguns condomínios, é comum permitir que as encomendas sejam deixadas na portaria, especialmente quando os moradores não estão disponíveis para recebê-las pessoalmente. 

No entanto, isso normalmente é feito sob a supervisão do porteiro ou da equipe de segurança, que registra as entregas e as armazena temporariamente até que os moradores possam buscá-las.




É obrigação do porteiro receber encomendas?

Sim, é comum que o porteiro do condomínio receba as encomendas e entregas feitas para moradores.

Se o condomínio estabeleceu que o porteiro deve receber e gerenciar encomendas na portaria, isso se torna parte de suas responsabilidades.

Em muitos casos, é comum que os porteiros até mesmo assinem o recebimento de itens, principalmente no caso de pequenos volumes que podem ser armazenados na portaria.




Como receber encomenda em prédio sem porteiro?

Receber encomendas em um prédio sem porteiro pode exigir um pouco mais de organização por parte dos moradores, mas existem algumas estratégias que podem facilitar esse processo.

Se o prédio tiver uma caixa de correio compartilhada, os entregadores podem deixar pacotes menores diretamente lá. É preciso certificar que a caixa é segura e que há espaço suficiente para as entregas.

Alguns condomínios possuem armários inteligentes, onde os entregadores podem deixar pacotes e os moradores podem retirá-los usando códigos ou aplicativos. Essa opção pode ser uma alternativa segura.

Além disso, em muitos casos, os entregadores podem utilizar campainhas e interfones para acionar os moradores, que podem liberar o acesso dos entregadores ou retirar a encomenda na entrada do condomínio.




Organizando o recebimento de encomendas

No cenário contemporâneo, a dinâmica de entregas em condomínios residenciais enfrenta desafios significativos devido ao aumento no número de pedidos e pacotes. 

A explosão do setor de entregas e o advento dos aplicativos revolucionaram a forma como os moradores recebem produtos e refeições. 

De acordo com dados divulgados pelo Centro Brasileiro de Análises e Planejamento (Cebrap), o Brasil tem 386 mil pessoas trabalhando como entregadores de aplicativos.

Estes trabalhadores realizam, diariamente, milhares de entregas nos condomínios em todo o país, o que exige atenção com a organização e a segurança.

Para falar sobre a organização do recebimento de encomendas, a uCondo preparou um vídeo especial. Assista:




Como receber encomenda em condomínio?

Um sistema de gestão condominial como o uCondo facilita e garante a eficiência no recebimento de entregas e encomendas no condomínio:

  • Cadastro de moradores: Todos os moradores são cadastrados no sistema uCondo. Com as informações básicas, fica mais fácil para o porteiro fazer a gestão das entregas.

  • Comunicação instantânea: Com a funcionalidade de comunicação instantânea do uCondo, o porteiro pode informar aos moradores sobre a chegada de encomendas. Mensagens instantâneas podem ser enviadas para notificar os destinatários sobre a entrega.

  • Registro de entregas: As entregas de pacotes podem ser registradas pelo porteiro, que pode incluir detalhes e até fotos para os moradores, que são notificados para que possam retirar suas encomendas.

  • Histórico de entregas: Com os registros, é possível manter um histórico dos pacotes e encomendas recebidas na portaria.



O que fazer quando o condomínio perde sua encomenda?

Sabemos muito bem que perder uma encomenda no condomínio pode ser frustrante. E isso é muito comum nos condomínios que não possuem um sistema eficiente para gestão das entregas.

Para resolver o problema, nestes casos, é preciso entrar em contato com a portaria do condomínio para verificar se a encomenda foi entregue lá. 

Às vezes, pode haver algum mal-entendido ou a encomenda pode estar aguardando retirada. Quando não há um controle de retiradas, outro morador pode acabar retirando o pacote por engano.

Se o condomínio utiliza um sistema de gestão como o uCondo, revise o histórico de entregas para ver se a encomenda foi registrada. Isso também pode fornecer informações sobre quem recebeu a entrega.

Se você é gestor e enfrenta problemas com a gestão de entregas, a tecnologia pode ser a solução. Cadastre-se no formulário abaixo e receba uma demonstração gratuita do sistema uCondo:

Perguntas Frequentes (FAQ):

Como receber encomenda com portaria remota?

Quando há portaria remota, o entregador chega à portaria e é autenticado remotamente pela equipe de segurança, que verifica a entrega programada. Após a autenticação, o entregador recebe autorização para entrar no condomínio. Quando não há autorização, o morador se desloca até a entrada para receber a encomenda.

É obrigação do entregador subir?

Não, o entregador não é obrigado a subir em apartamentos para fazer a entrega.

Postado em  

August 1, 2024

Conheça a uCondo, o sistema de gestão de condomínios

Administre um ou mais Condomínios de forma simples e rápida. A uCondo conecta bancos, síndicos, porteiros, condôminos e administradoras, em uma única plataforma 100% digital.