Morador é preso suspeito de homofobia após ameaçar síndico em Curitiba
Um homem foi preso em Curitiba por crime de preconceito e suspeita de homofobia contra seu síndico. O caso ocorreu em um prédio no bairro Água Verde, em Curitiba, capital do Paraná.
Apesar de existirem diversas ferramentas para melhorar a segurança e o controle de pessoas em um condomínio, os problemas de comportamentos ainda fogem ao controle de qualquer gestor.
Por este motivo, é preciso haver formas de punir moradores que demonstram comportamento antissocial e que infringem Leis e convenções de condomínio.
Nesse post do blog uCondo, você irá conferir todos os detalhes sobre o caso do morador que ameaçou síndico em Curitiba e ainda vai conferir dicas para melhorar a convivência e segurança no seu condomínio.
Índice:
- Morador ameaça síndico em Curitiba
- Como resolver conflitos no condomínio?
- Multas e advertências: como aplicar?
- Qual o valor das multas de condomínio?
- Como melhorar a segurança no condomínio?
Morador armado ameaça síndico em Curitiba
A confusão começou quando um morador ameaçou síndico e funcionários de um condomínio no bairro Água Verde, em Curitiba.
As ameaças começaram em outubro, quando ele foi notificado e multado pelo síndico por descumprir normas do condomínio.
No dia 20 de novembro de 2020, uma sexta-feira, o mesmo morador usou uma arma de fogo para fazer outras ameaças.
O delegado José Vitor Pinhão, responsável pelo caso, informou que o suspeito tem posse para arma de fogo, e que isso permite apenas que ele a mantenha dentro de um estabelecimento comercial ou residência.
Mesmo assim, ele estaria impossibilitado de portar e transitar com a arma, como ele fez no condomínio.
Na segunda-feira seguinte, dia 23 de novembro, o homem de 43 anos foi preso em Curitiba por crime de preconceito e suspeita de homofobia.
Ele foi intimado a responder por ter constrangido o porteiro e ameaçado o síndico, fazendo referências a sua orientação sexual.
Qual a lei do crime de homofobia?
A Justiça Brasileira enquadra a homofobia como tipo tipo penal definido na Lei do Racismo.
Segundo Luiz Fernando Martins Alves, diretor presidente da Associação das Administradoras de Condomínios do Estado do Paraná (AACEP), as agressões a síndicos são mais comuns do que as pessoas imaginam:
“Ameaçar alguém por palavras, escritos, gestos ou qualquer outro meio é crime previsto no artigo 147 do Código Penal. Qualquer síndico que sofrer ameaças deve registrar Boletim de Ocorrência e buscar apoio jurídico”
“O crime de ameaça pode render multa e detenção que varia de um a seis meses. Além disso, gera um clima de tensão que prejudica todo o condomínio, a harmonia e a boa convivência entre as pessoas. Por isso, em alguns casos, ninguém deseja assumir a função de síndico daquele ambiente”, finalizou Luiz Fernando.
Como resolver conflitos em condomínios?
Resolver conflitos no condomínio utilizando um aplicativo de gestão pode ser uma abordagem eficaz para evitar problemas.
Aqui estão algumas etapas que você pode seguir:
- Escolha um aplicativo de gestão de condomínio: Existem diversos aplicativos disponíveis no mercado que oferecem recursos para gerenciar as atividades do condomínio, incluindo a resolução de conflitos. O aplicativo uCondo garante a melhora na gestão, a otimização do tempo e uma melhor gestão financeira.
- Comunique-se adequadamente: Utilize o recurso de mensagens do aplicativo para facilitar a comunicação entre os condôminos. Incentive-os a expressar suas preocupações e opiniões de forma respeitosa e construtiva.
- Registre os conflitos: No aplicativo de gestão, crie um registro dos conflitos relatados pelos condôminos. Isso ajudará a acompanhar o histórico e garantir que nenhum problema seja esquecido ou negligenciado.
- Mantenha a transparência: Utilize o aplicativo para manter todos os condôminos informados sobre as medidas tomadas para resolver os conflitos. Compartilhe atualizações e decisões importantes, garantindo a transparência e o envolvimento de todos os interessados.
- Crie um canal de mediação: Se necessário, o aplicativo pode ser utilizado como um canal de mediação. Ele pode facilitar a comunicação entre as partes envolvidas no conflito, permitindo que elas discutam o problema de forma direta e busquem soluções.
- Disponibilize recursos úteis: O aplicativo de gestão pode oferecer recursos adicionais, como acesso às regras e regulamentos do condomínio, orientações sobre a resolução de conflitos ou até mesmo um fórum de discussão moderado. Essas ferramentas podem ajudar os condôminos a entenderem melhor suas responsabilidades e direitos, promovendo a resolução pacífica de conflitos.
- Acompanhe as ações tomadas: Utilize o aplicativo para manter um registro das ações tomadas para resolver cada conflito. Isso permite que você avalie a eficácia das medidas adotadas e faça ajustes, se necessário.
- Busque a colaboração de profissionais: Em casos mais complexos, envolvendo disputas legais ou questões que exigem especialização, o aplicativo pode ser utilizado para facilitar a comunicação com advogados, administradoras de condomínio ou outros profissionais especializados. Essa colaboração pode auxiliar na resolução dos conflitos de forma adequada.
Quer saber mais? Assista o vídeo abaixo:
Quando o condomínio pode multar?
Para aplicar multas e advertências no condomínio, o síndico deve ter a convenção e o regimento interno como referência.
As advertências são praticamente um “aviso” e acontecem quando o morador está cometendo uma infração pela primeira vez.
Já as multas acontecem quando o morador causa danos para o condomínio, como algum prejuízo em áreas comuns ou quando o morador comete uma infração pela segunda vez.
Alguns exemplos de infrações: não respeitar a Lei do Silêncio, andar com pets sem coleira, não respeitar a lei antifumo, entre outros.
Como calcular multa de condomínio?
O valor de uma multa condominial deve estar descrito na convenção condominial e regimento interno.
Segundo o Art. 1.336 do Código Civil, o valor da multa condominial não pode ser superior a cinco vezes o valor da taxa condominial.
O valor da multa condominial sempre deve ser cobrado junto com a taxa condominial.
Leia mais: Como aplicar multas no condomínio?
O que fazer para melhorar a segurança do condomínio?
Um aplicativo para condomínio é essencial para centralizar todas as informações e ainda garantir mais segurança no condomínio e uma boa comunicação entre os moradores.
A maior parte dos conflitos em condomínios ocorre por falhas de comunicação, por isso separamos dicas para que síndicos saibam como melhorar essa questão.
Sabemos que conflitos são inevitáveis em um condomínio, porém é indispensável buscar ferramentas eficientes, que ajudem a solucionar problemas.
A melhor dica é o uso de um aplicativo de gestão condominial, como o uCondo:
O uCondo oferece comodidade para os usuários, conheça algumas das funcionalidades que colaboram para melhorar a convivência em condomínios por todo o Brasil:
- Avisos: esqueça os grupos de WhatsApp, a função avisos do aplicativo para condomínio uCondo é a solução para todas as falhas de comunicação. Com ele, vai ficar muito mais fácil informar comunicados do condomínio em tempo real. E com o uCondo, ainda é possível selecionar quem vai receber as mensagens conforme precisar: todo o condomínio, apenas um bloco, apartamento ou morador específico.
- Reservas: chega de confusões na hora de reservar áreas comuns do condomínio. O aplicativo para condomínio permite organizar a agenda com mais agilidade e organização. O síndico define todas as regras de uso das áreas comuns e os moradores podem fazer as reservas sozinhos pelo aplicativo.
- Enquetes: aumente o engajamento dos moradores em decisões importantes do condomínio. A função Enquetes vai economizar o tempo de todos os condôminos nas assembleias e os moradores poderão votar com apenas um clique.
- Acessos: controlar a entrada e saída de pessoas é o passo inicial para melhorar a segurança do condomínio. Os moradores podem fazer a pré-liberação de visitas, entregadores e prestadores de serviço através do aplicativo para condomínio e ainda garantir mais agilidade na portaria.
- Chamados: já pensou poder formalizar e centralizar todas as solicitações dos condôminos? Seja sugestões, reclamações, dúvidas, manutenções ou solicitações, a função chamados surgiu para facilitar a vida no condomínio. Os moradores podem abrir chamados privados (apenas a gestão terá acesso) e evitar conflitos desnecessários, normalmente causados pelo famoso livro de registros. O síndico ainda pode encaminhar chamados para funcionários do condomínio poderem resolver, no caso de uma lâmpada queimada por exemplo.
Essa solução evita que o síndico receba ligações em horários inadequados e também melhora o bem-estar e boa convivência no condomínio, colaborando para evitar que casos de violência possam vir a acontecer.
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